segunda-feira, 30 de abril de 2012

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICOS

TEXTO SOBRE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICOS



Os Planejamentos estratégicos vêm colocar uma forma de definir e obter resultados, a estratégia das organizações é como um modelo de decisão nas empresas, no qual estão definidos os objetivos, regras, planos, fronteiras de negócios e atuação. Ele considera que a análise de riscos, ameaças e oportunidades externas são tão importantes quanto valores pessoais, aspirações, ideais e aspectos éticos para a escolha dos objetivos. Em cada  organização a combinação de recursos, valores e capacidades devem ser única, o que alcança resultados únicos em cada empresa e em cada situação.
As empresas podem eliminar ou reduzir contingências através do planejamento. Os principais componentes de uma organização complexa são determinados pelo planejamento dessa organização. Estes componentes principais acham-se inter-relacionados. O planejamento é uma técnica por meio da qual as habilidades de vários especialistas podem ser aplicadas ao estudo de um problema antes de se chegar ao estágio formal da tomada de decisão.
 A base estratégica corporativa de uma empresa compreende o “alicerce” configurado pela definição do negócio, da missão, visão, dos valores e objetivos estratégicos. A mesma deve ser definida a partir do diagnóstico estratégico.

Sondagem dos ambientes interno.

Pontos Fortes; A disponibilidade do produto “lâmpadas ecológicas” dependerá dos recursos financeiros e administrativos, obtidos através de pesquisa da sua aceitação no mercado e da sua relação comunitária e comercial decorrente de um nome respeitado (nome empresarial).
Sua organização interna leal e dedicada, com um grupo interessado e unido em torno do objetivo, uma boa relação ao bem estar dos empregados e da comunidade onde atua, continuidade e integridade de diretrizes administrativas e de focos de atenção na empresa, tudo isso regado a uma disciplina aplicada a sustentabilidade ecológica visando uma integração social inteligente e empresarial com responsabilidade, sem conseqüências principalmente para o meio ambiente, onde a opinião ética devido a esses princípios implantará uma base de sucesso com um retorno satisfatório.
Pontos Fracos; Falta de comando central capaz de gerar uma reação rápida para enfrentar os desafios do mercado, falta de planejamento para médio e longo prazo, falta de preparação/formação profissional na área de atuação no ramo empresarial, falta de compromisso em todos os setores da empresa, sobretudo com respeito a lucros e desempenho, situação em que prevaleça o emprego de funcionários sem ser estes orientados conforme os princípios éticos da empresa, falta de participação efetiva dos sócios que legalmente constituem a empresa nas suas atividades no dia a dia e no uso de controles contábeis irreais, com o objetivo de burlar o fisco que impede o conhecimento de real situação da empresa e sua comparação com os indicadores de desempenho do mercado e o conceito negativo do impacto do produto junto a empresa em relação ao ecossistema, sem tomar as devidas precauções em torno dessa conseqüência gerando assim um descomprimento social de sustentabilidade.

Sondagem dos ambientes externo.


Oportunidades  estratégicas ;

Formação de alianças estratégicas; Existem muitas oportunidades para as empresas que aderem a uma aliança estratégica, dentre elas está o aprendizado de ambas as partes. Mesmo que os objetivos com a formação da aliança sejam diferentes, as oportunidades de absorção de aprendizado acontece de forma mutua.
Esse fator é comum ser encontrado em empresas de biotecnologia.
Esse estilo empresarial também pode ser adotado com a finalidade tanto em pesquisas de rendimento, como em análise de desempenho no ramo de investimento de tecnologias sustentáveis, expandindo idéias com objetivos comuns a essas alianças.

Ameaças  estratégicas;

Endividamento; Uma empresa quando foge da sua real situação financeira, que engloba recursos investidos desordenadamente, corre um risco real de falência.
Quando o direcionamento dos recursos se tornam desproporcionais sem uma definição criteriosa, o resultado é frustrante e desanimador.
Desaquecimento do setor; Uma das questões que exige muita responsabilidade é como anda o seu produto no mercado, como ele está sendo aceito pelos clientes, se já está sendo ultrapassado pela concorrência, se sua qualidade ainda chama a atenção do consumidor e mais alguns itens que comprometem junto a esse desaquecimento, que podem ser combatidos com pesquisas de estatísticas, que mostram a real situação do produto no mercado e qual é o seu impacto no meio ambiente e suas repercussões.




Alunas do curso ADM/2012

MARIA JARDIM
MEIRE APARECIDA
SOLANGE MACHADO
MAIARA DOS SANTOS
NEIVA D’ÁVILA 

Nenhum comentário:

Postar um comentário